Câncer de pele na perna: saiba detalhes desse tipo

Existe desde os mais comuns, até aqueles que são mais raros. A exemplo, pode-se citar o câncer de pele na perna. O câncer é uma das doenças que mais causa receio nas pessoas. E isso acontece, em especial, devido à taxa de mortalidade. No entanto, a verdade é que a variedade dessa doença é bem grande. 

Poucas pessoas sabem, mas o câncer de pele na perna, quando há um diagnóstico precoce, tem grandes chances de cura. Sendo assim, torna-se essencial obter todas as informações a respeito dessa doença, até mesmo para saber como identificar.

Você saberia dizer, por exemplo, quais são os sintomas do câncer de pele na perna? Ou saberia dizer quais são as formas de prevenir essa doença? Ainda que sejam dúvidas comuns, o fato é que é essencial ter esses esclarecimentos.

Afinal de contas, o diagnóstico precoce pode mudar e muito a vida e o dia a dia do paciente, uma vez que pode impactar na melhor qualidade de vida. Portanto, se você quer saber mais detalhes a respeito do câncer de pele na perna, é só continuar nesse artigo.

O que é câncer de pele na perna?

Em suma, o câncer de pele na perna é bem semelhante aos demais cânceres que ocorrem nesse órgão. Ao total, estima-se que cerca de 180 mil brasileiros têm esse diagnóstico por ano. Trata-se de um número bem grande, mas que poderia ter uma drástica mudança.

Fora isso, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020-2022, o número de casos de câncer de pele, entre os homens, era de 83.770, contra 93.170 em mulheres. No entanto, o grande problema a respeito do câncer de pele na perna é o fato de ser muito silencioso.

E, por conta disso, a grande parte das pessoas descobre esse problema já em um estado avançado, o que ocasiona em uma série de problemas e complicações. Na maioria das vezes, só se nota que há algo errado quando começa algumas lesões, coceira ou sangramento.

Quais são os tipos de câncer de pele na perna?

Uma outra questão que você deve entender a respeito desse assunto é referente aos tipos de câncer que podem acometer a perna. Ao contrário do que a grande parte das pessoas acredita, essa é uma doença bastante variável.

E, a depender de inúmeras questões, deve-se optar por tratamentos específicos. Sendo assim, nos parágrafos seguintes, iremos falar um pouco mais sobre os tipos de câncer de pele na perna. Confira!

Carcinoma basocelular

De todos os tipos, esse é o câncer de pele na perna mais comum. E isso acontece, em especial, porque ele ocorre em áreas que são mais expostas ao sol. Como o próprio nome sugere, essa doença tende a atacar as células basais.

Essas células ficam na camada mais profunda da epiderme. Quando ocorre esse tipo de câncer, a pele pode ficar avermelhada e chega a sangrar com facilidade, sem que haja qualquer tipo de lesão devido a queda, por exemplo.

Como esse é um câncer que tem direta ligação com a exposição solar, é mais comum acometer áreas como o rosto, orelha, pescoço, ombros, costas, couro cabeludo e inclusive a perna. Algumas pessoas acham que esse é um câncer exclusivo na perna.

No entanto, não é assim que acontece. Diversas áreas do corpo podem ser acometidas por esse problema, incluindo a perna. Mas, o lado positivo é que a sua letalidade é baixa. Sendo assim, quando houver o diagnóstico precoce, as chances de cura são bem altas.

Câncer de pele na perna saiba detalhes desse tipo
Câncer de pele na perna saiba detalhes desse tipo

Carcinoma espinocelular

Esse é um outro tipo de câncer de pele na perna que também é comum, apesar de ser um pouco menos que o anterior. O carcinoma espinocelular tende a atacar a parte superior dos tecidos, no entanto, também pode atingir o corpo por inteiro.

Mas, assim como o anterior, esse tipo de câncer de pele ocorre, de maneira mais comum, em áreas expostas ao sol, em especial nos homens. Por isso, uma das formas de evitar essa doença é se proteger do sol, ficando imune à exposição excessiva.

Ademais, no carcinoma espinocelular, também há alguns sintomas bem característicos. Dentre eles, podemos citar a pele enrugada, mudança na cor e perda de elasticidade. Agora, em relação à lesão, ela tende a ser avermelhada e descamativa.

Fora isso, a lesão não cicatriza e, a depender do caso, pode se parecer bastante com uma verruga, por exemplo. Como há pessoas que trabalham expostas ao sol, esse grupo deve redobrar o cuidado, fazendo uso do protetor solar adequado.

Melanoma

Por último, está o câncer de pele melanoma na perna. De todos, é bem provável que esse seja o mais conhecido, uma vez que é o que detém maior letalidade. No entanto, de todos eles, esse é o menos comum.

O câncer de pele melanoma na perna afeta os melanócitos. Ou seja, as células que têm por responsabilidade dar pigmentação para a pele. Em vista disso, esse problema pode aparecer como uma mancha castanha, preta ou que muda de cor.

Ademais, essa mesma mancha pode sofrer alterações quanto ao seu formato ou tamanho. O grande problema do câncer de pele melanoma na perna é que ele tem grandes chances de metástase, isto é, quando o problema pode se espalhar para outras áreas do corpo.

Mas, a boa notícia sobre esse tipo de câncer é que, quando há o diagnóstico precoce, o melanoma possui 90% de chance de cura. Por isso, é essencial ficar atento a todas as áreas do corpo, uma vez que esse problema pode afetar outras regiões.

O mais comum, é que o melanoma ocorra em áreas menos visíveis e que tem um pouco menos de incidência de sol do que as demais. No entanto, no aparato geral, encontra-se esse câncer em regiões como a perna, tronco, rosto e pescoço.

Outros tipos de câncer

Fora esses que citamos, ainda existem outros dois tipos de câncer de pele que podem acometer a perna, mas que são bem menos frequentes. De todos, eles representam apenas 1% dos casos, sendo o sarcoma de Kaposi e o linfoma de pele.

Quais são os sintomas do câncer de pele na perna?

Todo tipo de doença apresenta os seus sintomas, no entanto, isso é muito variável. No caso do câncer de pele na perna, por exemplo, os sintomas são bem silenciosos. Inclusive, essa é uma das coisas que prejudica o diagnóstico precoce.

Sendo assim, é necessário ficar em alerta, a fim de descobrir o quanto antes. Dentre os principais sintomas, podemos citar os seguintes:

  • Lesões com relevo;
  • Lesões brilhantes ou translúcidas;
  • Machucados avermelhados, castanhos ou em diferentes tons;
  • Lesões com crosta e que sangram;
  • Manchas pretas que mudam de cor e textura;
  • Manchas que crescem ou que se torna irregulares;
  • Feridas que não cicatrizam ou coçam;
  • Feridas que tem erosões.

Esses são os principais sintomas do câncer de pele na perna. Então, a qualquer mínimo sintoma, é essencial que você procure um especialista, a fim de que ele faça o diagnóstico e inicie o tratamento mais adequado para o seu caso.

Post Anterior: Câncer De Pele Nas Costas: Conheça Os Sintomas

 
Blog Especialista em câncer de pele Dr. Bones Jr.
Dr. Bones Junior

O Dr. Bones Jr. é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás e especializado em Dermatologia há mais de oito anos. Ele oferece atendimento e tratamentos humanizados, com técnicas de última geração, incluindo a especialização em Mohs, para proporcionar uma consulta dermatológica completa e eficaz.

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone