O que é melanoma?

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O melanoma representa apenas 3% desse percentual e é o tipo mais grave, devido ao seu alto risco de provocar metástase.

O que é melanoma
O que é melanoma

Como começa o melanoma?

O melanoma pode começar como uma espécie de pinta ou mancha na pele, sendo mais frequente nas partes do corpo que ficam expostas ao sol. Geralmente os tumores são de cor marrom ou preta, mas alguns melanomas não são pigmentados e essa “pinta” pode aparecer nas cores rosa, bege ou branca.

Pode surgir em qualquer parte do corpo, entretanto, o melanoma é mais comum no rosto, no pescoço, no tronco (especialmente nos homens), e nas pernas (especialmente nas mulheres).

A doença aparece mais em pessoas de pele clara, porém, as de pele escura não estão livres. O melanoma também é mais frequente em adultos, embora às vezes seja encontrado em crianças e adolescentes.

Mesmo representando 3% dos casos de câncer de pele, o melanoma é responsável por cerca de 90% das mortes relacionadas à doença. Isso acontece em razão da sua agressividade e da metástase, que espalha o câncer por outras partes do corpo. No entanto, assim como outros tipos de câncer, o melanoma é quase sempre curável quando descoberto em estágios iniciais.

A forma mais grave do melanoma acontece quando os tumores localizados na epiderme (camada mais externa da pele) invadem as camadas mais profundas da pele e ganham acesso a outras partes do organismo, como gânglios linfáticos, cérebro, fígado, pulmões e ossos. Esse agravamento da doença pode levar à morte.

exame melanoma
exame melanoma

Qual é o tratamento?

A terapia-alvo representa um dos tipos mais promissores de tratamento para o melanoma avançado, que apresenta mutações genéticas. Ela diminui a progressão da doença, aumenta o tempo de vida, tem menos efeitos colaterais e oferece, consequentemente, maior qualidade de vida aos pacientes.

É necessário realizar uma série de exames antes de iniciar uma terapia-alvo. Estima-se que este tratamento traz benefícios clínicos para mais de 90% dos pacientes com um tipo de mutação chamada BRAF, promovendo o controle da doença em longo prazo e qualidade de vida a essas pessoas.

A prevenção sempre será o melhor caminho! Use protetor solar e consulte seu dermatologista regularmente.

Blog Especialista em câncer de pele Dr. Bones Jr.
Dr. Bones Junior

O Dr. Bones Jr. é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás e especializado em Dermatologia há mais de oito anos. Ele oferece atendimento e tratamentos humanizados, com técnicas de última geração, incluindo a especialização em Mohs, para proporcionar uma consulta dermatológica completa e eficaz.

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone