Tipos de manchas na pele que podem ser câncer: saiba mais

tipos-manchas-pele-podem-cancer (1)

É normal que se perguntem quais tipos de manchas na pele que podem ser câncer. Muitos falam que um dos sintomas do câncer de pele é quando começam a aparecer algumas manchas e pintas na pele. No entanto, há pessoas que, desde nascença, possuem algumas pintinhas pelo corpo. 

Inclusive, esse é um assunto muito interessante. Afinal de contas, o câncer de pele é uma das doenças mais comuns no Brasil e no mundo. Entretanto, poucas são as pessoas que sabem quais são os principais sintomas e, por isso, o diagnóstico aparece muito tarde.

Por conta disso, saber quais tipos de manchas na pele que podem ser câncer é interessante não apenas para aquelas pessoas que têm pintas pelo corpo, mas para todo mundo. Afinal de contas, ter esse entendimento é capaz de lhe poupar de muitas coisas.

Sendo assim, se você quer saber quais são os tipos de manchas na pele que podem ser câncer, não deixe de conferir neste artigo, onde iremos falar tudo a respeito desse assunto! Sem mais delongas, vamos ao que realmente importa.

É normal ter manchas e pintas pelo corpo?

Antes de falarmos sobre quais tipos de manchas na pele que podem ser câncer, não podemos deixar de citar esse assunto. Afinal de contas, há pessoas que nascem com alguns sinais na pele. Já outros, à medida que o tempo passa, adquire outras.

Então, saber que manchas podem indicar algum tipo de câncer, é capaz de deixá-las bem assustadas. Mas calma! Ter manchas e pintas pelo corpo é algo normal, mas desde que esses sinais sigam um padrão específico.

Mas o que seriam “pintas normais”? Nada mais são que aquelas que possuem uma cor uniforme, como pontos marrons ou pretos na pele. Fora isso, elas devem ser planas ou elevadas, redondas ou ovais. Fora isso, eles geralmente não passam de 6mm de diâmetro.

Inclusive, ainda que algumas pintas sejam de nascença, a grande parte aparece durante a infância ou na fase da adolescência. As que se apresentam neste período de tempo são consideradas muito comuns. Agora, caso haja aparição de pintas na fase adulta, é ideal procurar um médico.

Fora isso, o comum de uma pinta ou mancha é que, ao aparecer, permaneçam do mesmo tamanho, cor e forma durante anos. Ademais, há algumas que podem apenas sumir, com o decorrer dos anos.

Toda pinta é sinal de câncer?

Não! E é por isso que é importante você saber quais são os tipos de manchas na pele que podem ser câncer. Como você pôde notar, é comum que as pessoas nasçam ou adquiram algumas manchas e pintas até a adolescência.

Então, isso quer dizer que a grande maioria das pintas são inofensivas e sequer irão ocasionar em algum problema. No entanto, é essencial ficar de olho nelas, em especial ao seu tamanho, forma e cor. Uma vez que haja alteração, pode indicar mais sério.

Quais são os tipos de manchas na pele que podem ser câncer?

As manchas que indicam algum problema, como o câncer de pele, tendem a seguir um certo padrão. Portanto, você deve ficar de olho sobre isso. Olhos atentos notam qualquer inconsistência, o que ajuda no diagnóstico precoce.

De acordo com o consenso do conselho de medicina, pode-se aplicar a regra ABCDE para avaliar se uma mancha pode indicar algum câncer. Essa regra consiste em:

  • Assimetria: ou seja, é quando a forma da metade da mancha não condiz com a outra parte. Como não é algo simétrico, pode ser o indício de algo;
  • Borda: no caso das manchas indicarem algum problema mais sério, elas tendem a ser irregulares, entalhadas ou dentadas;
  • Cor: na grande maioria das vezes, a cor é desigual. Ou seja, tons de preto, marrom e canela podem estar presentes. Fora isso, pode haver regiões brancas, cinza, rosa, vermelha ou azul;
  • Diâmetro: na grande maioria das vezes, diâmetros acima de 6mm podem indicar algo;
  • Evolução: é quando a pinta ou mancha muda de tamanho, forma, cor, aparência ou textura.

Quais são os sintomas do câncer de pele?

Não basta apenas reconhecer quais tipos de manchas na pele que podem ser câncer. Na verdade, o câncer de pele tem alguns outros sintomas. Portanto, é interessante saber quais são eles, a fim de preservar o seu bem-estar.

Então, dentre os demais sintomas do câncer de pele, podemos elencar os seguintes:

  • Ferida que não cicatriza;
  • Expansão do pigmento da mancha na pele;
  • Inchaço ou vermelhidão;
  • Sensibilidade;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Mudança na superfície da pinta;
  • Cicatriz com área branca, amarela ou cerosa;
  • Bordas mal definidas;
  • Protuberância na cor rosa brilhante;
  • Ferida com sangramento etc.

Esses são alguns outros tipos de manchas na pele que podem ser câncer. Sendo assim, se você ou alguém que conhece está apresentando esses sintomas, é de grande importância procurar por um médico, a fim de que se inicie um tratamento.

Toda pinta é sinal de câncer?

Não! Apenas alguns tipos de manchas na pele que podem ser câncer. Então, ainda que você já tenha feito todas as análises, é essencial procurar por um médico dermatologista, a fim de que ele avalie o seu caso e constate se é uma doença mais grave ou não.

Muitas pessoas adiam esse fato por terem receio do diagnóstico. Contudo, quanto antes obter a resposta, melhor. Afinal de contas, o médico irá indicar para o tratamento mais adequado e, por consequência, as chances de cura são maiores.

Quando devo procurar por um profissional?

Agora que você já sabe quais tipos de manchas na pele que podem ser câncer, o ideal é procurar por um profissional assim que notar que a sua mancha ou pinta não está “normal”. Ainda que haja suspeitas, apenas os exames adequados irão oferecer resultados mais precisos.

Esse procedimento deve ser feito o quanto antes, uma vez que quanto antes o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Então, procure por um profissional que seja de sua confiança para lhe ajudar nesse caso e indicar para o tratamento adequado o quanto antes!

Post anterior: Câncer De Pele Na Orelha: Saiba Para Prevenir Casos Graves

Gostou? Compartilhe!

Mais posts

WhatsApp Contato via WhatsApp