Como começa o câncer de pele? Saiba como descobrir

como-comeca-cancer-pele (1)

Você sabe como começa o câncer de pele? O câncer de pele é um tipo de câncer que assola a população mundial, em especial por sua falta de cuidado em se precaver de tê-lo. Segundo o INCA, todos os anos, confirma-se cerca de 130 mil casos e a incidência é de 30% dos diagnósticos de câncer nacional serem desse tipo. 

Vale ressaltar que todo tipo de câncer, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são altas. Por isso, não se desespere! Procurar conhecimento para identificar um possível tipo de câncer de pele é essencial!

Então, sabendo que quanto antes você descobre a doença, maiores são as chances de cura, é essencial saber como começa o câncer de pele. Sendo assim, para obter maiores informações a respeito desse assunto, não deixe de conferir esse artigo!

Tipos de Câncer de Pele

Antes de falarmos sobre como começa o câncer de pele no rosto, você deve saber que há mais de um tipo. Hoje, existem dois tipos de câncer de pele, que em sua maioria são benignos: Carcinoma Basocelular (CBC) e Carcinoma Espinocelular (CEC).

No entanto, existe um tipo de câncer de pele maligno, porém, de menor incidência. Em contrapartida, tem maior letalidade. Mas, caso seja identificado e tratado de forma precoce, as chances de cura são de 90%, é o melanoma.

Como começa o câncer de pele?

É sabido que todo câncer é uma alteração irregular de celular. Sendo assim, o câncer de pele normalmente acontece em pessoas que se expõem à luz solar por grandes períodos. Ele se desenvolve devido a alteração da produção de células em determinadas partes do corpo.

Na grande maioria das vezes, a incidência de câncer de pele ocorre em pessoas de pele branca e em alguns grupos específicos. A exemplo, podemos citar pessoas que já tiveram incidência familiar, pessoas com 40 anos ou mais e em pessoas que trabalham expostas a radiação solar constante.

Contudo, ainda que agora você saiba como começa o câncer de pele, isso não quer dizer que não possa ocorrer em pessoas de outros grupos. Mas, em sua grande maioria, é em pessoas dos grupos citados acima.

Como prevenir o câncer de pele?

Agora que você já sabe como começa o câncer de pele, é interessante que você saiba se há alguma forma de prevenção. O tratamento preventivo contra o desenvolvimento de câncer de pele deve ser iniciado desde a mais tenra idade.

No entanto, deve-se fazer essa prevenção, em especial, se você é uma pessoa de pele clara. Pessoas com a pele mais escura até podem ter esse tipo de câncer. Contudo, é bem mais raro. Ademais, o uso de protetores solares nas seguintes áreas podem prevenir o aparecimento de câncer de pele:

  • Nariz;
  • Orelhas;
  • Face;
  • Mãos;
  • Pés.

Use protetores solares de fator FPS de 15 a 30, sendo este último o ideal para se fazer o uso. Procure não ficar exposto à luz solar nos seguintes horários: entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde, ainda que seja em dias nublado, pois ainda sim, os raios solares atravessam as nuvens e há incidência.

Outro método para evitar o contato da pele com os raios solares UVB e UVA é procurar usar vestimentas preparadas e com proteção a esses raios, em especial se você é atleta ou trabalha exposto a luz solar todos os dias.

Se você é uma pessoa comum (considerada sedentária), nos momentos em que você for fazer atividades externas, o recomendável é seguir as orientações acima e ter os seguintes comportamentos: procurar locais com sombra para se abrigar, sair com sombrinhas ou guarda-sol.

Níveis de Vitamina D e o uso de protetores solares

Se você é uma pessoa que já segue essas recomendações, o ideal é que caso deseje manter os seus níveis de vitamina D altos, ou elevá-los, procure exposição solar entre às 8 horas da manhã e no máximo às 10 horas da manhã por 15 minutos (pessoas pele clara) e de 30 a 45 minutos (pessoas de pele negra).

Caso ainda assim os seus níveis de vitamina D estejam baixos, recomenda-se procurar por um profissional médico para que ele faça exames e receite uma suplementação dessa importante vitamina do corpo. Ou, se preferir, procure por um profissional nutricionista para que ele indique uma alimentação rica nesse tipo de vitamina.

Tive câncer, como repor vitamina D?

Se você é uma pessoa que já teve câncer de pele e, devido ao potencial de a doença retornar, não pode se expor a raios solares em nenhum momento, o ideal é que você procure por um nutricionista ou profissional médico para te receitar a suplementação desta vitamina constantemente.

Esperamos que você tenha entendido como começa o câncer de pele no rosto e o que fazer para evitar essa doença. Lembre-se que ter acompanhamento médico é essencial para garantir uma vida saudável! Então, mesmo com as nossas dicas, não deixe de procurar apoio profissional.

Post Anterior: O Que O Câncer De Pele Causa No Doente? Saiba Aqui

Gostou? Compartilhe!

Mais posts

WhatsApp Contato via WhatsApp