Câncer de pele coça? Respondendo uma pergunta frequente

cancer-de-pele-coca (1)

De todas as perguntas, com certeza a mais comum é se o câncer de pele coça. Muitas são as dúvidas que cercam o câncer. No entanto, é essencial findar com todos os questionamentos. Afinal de contas, quando há o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito altas. 

Toda e qualquer doença promove alguns sintomas, e são por conta deles que se torna mais fácil diagnosticar qual o tipo de problema que um determinado paciente tem. No entanto, o primeiro passo deve vir do próprio indivíduo.

É ele quem deve procurar um médico, para que, só depois, se faça os devidos exames a fim de comprovar ou não alguma suspeita. Por conta disso, é fundamental que se saiba quais são os sintomas do câncer. Então, será que o câncer de pele coça?

Fato é que esse é o tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo todo. E isso ocorre, em especial, porque são poucas as pessoas que procuram formas de se prevenir. Ademais, nem todos sabem quais são os sintomas dessa doença.

E o grande problema acerca desse assunto é que os sintomas são bem sutis, uma vez que nem sempre causam dor. Ou seja, demora até que o paciente note que algo está errado. Portanto, se você quer saber se o câncer de pele coça e os demais sintomas, é só continuar nesse artigo. Confira!

Uma pinta é sinal de câncer de pele?

Uma das coisas que mais se fala a respeito do câncer de pele é que ele se inicia com uma pequena pinta na pele. Diante disso, é normal que você se questione se toda pinta sinal de que há alguma coisa errada com o corpo.

Contudo, isso vai depender de uma série de fatores. Ter pintas é uma característica comum de muitas pessoas. Então, isso não significa, necessariamente, que há algo errado. Não existe nenhum problema em ter uma pinta no braço, por exemplo, desde que ela seja normal.

Muitos se perguntam se a pinta do câncer de pele coça. No entanto, antes de falar sobre isso, você deve entender que ter pintinhas é uma característica comum, mas desde que elas sejam normais.

Mas o que exatamente seria uma pinta “normal”? Nada mais é que aquelas que tem uma cor uniforme, com pontos marrom ou preto na pele. Fora isso, ela pode ser plana, elevada, redonda ou oval. Ademais, na maioria dos casos, elas têm menos de 6mm de diâmetro.

Inclusive, algumas pintas são de nascença. Mas, a grande maioria aparece durante a infância ou na adolescência, as quais devem se manter no mesmo local para sempre. Em contrapartida, pintas que surgem na vida adulta devem ser examinadas por um médico.

Como é uma pinta anormal?

Outra coisa que se deve falar, antes de entrarmos no mérito se o câncer de pele coça, diz respeito ao o que seria uma pinta anormal. Ainda que seja uma característica comum entre algumas pessoas, ela pode sim indicar algum problema de pele.

Sendo assim, é essencial saber diferenciar uma pinta normal de uma anormal. Em suma, quando uma pinta normal surge, ele deve se manter do mesmo tamanho, forma, cor e textura durante anos. Mas já não é o que ocorre com as anormais.

As que não são normais tendem a ser muito voláteis. Isto é, mudam de cor, forma e textura com o passar dos dias, semanas ou meses. Caso a sua pinta tenha essas características, pode ser um indicativo de que há algo mais grave.

Mas acalme-se! Nem todas as pintas que tem essa características querem dizer, de fato, que se trata de um câncer de pele. Na verdade, há várias outras doenças que podem estar atreladas a esse problema. Então, procure o quanto antes um profissional.

Entretanto, no caso de ser uma suspeita de câncer, ir a um médico se torna ainda mais essencial. E isso acontece porque, quanto antes você receber o diagnóstico, mais rápido se inicia os tratamentos. Como consequência, maior é a chance de cura.

Câncer de pele coça?

Todo problema surte alguns sintomas, e é através deles que a grande parte das pessoas partem para procurar por alguma ajuda médica. Diante disso, muitos se questionam se o câncer de pele coça, mas isso vai depender de alguns fatores.

Primeiro de tudo, você deve saber que há mais de um tipo de câncer de pele. Sendo assim, é normal que cada um deles apresente sintomas diferentes. Fora isso, outra coisa da qual não se pode deixar de citar é que cada pessoa reage de uma forma à doença.

O câncer de pele no nariz coça, por exemplo. No entanto, o mesmo pode não acontecer com outros tipos. O que estamos querendo dizer é que cada pessoa reage de uma forma diferente a doença.

Então, sim, o câncer de pele coça. Contudo, não são todos os tipos e nem todas as pessoas que têm esse sintoma. Ademais, há outras doenças que também causam coceira, que não necessariamente seja um tipo de câncer.

Portanto, não é porque você está com uma coceira, numa região específica da sua pele, que quer dizer que você está com câncer. Na verdade, na maioria das vezes, essa doença acompanha uma série de outros sintomas.

Ou seja, isso quer dizer que não basta apenas saber se o câncer de pele coça ou não. É ideal entender os outros sintomas, para saber se, de fato, é algum tipo de tumor. Por isso, no tópico seguinte, iremos falar sobre os sintomas do câncer de pele. Confira!

Quais são os sintomas do câncer de pele?

O câncer de pele coça sim, mas, como você já deve ter notado, esse não é o único sintoma. Na verdade, o indivíduo que está com esse tipo de problema, pode enfrentar uma série de outros sintomas. De todos, os mais comuns são:

  • Cicatriz com área branca, amarela ou cerosa;
  • Borda mal definidas;
  • Área avermelhada, em relevo ou irritada;
  • Coceira;
  • Protuberância com tom rosáceo brilhante, perolado, transparente, branco ou vermelho;
  • Ferida com sangue, sem cicatrizar;
  • Lesão rosa, com borda elevada;
  • Crosta na parte central da lesão.

Esses são os sintomas mais comuns do câncer. Entretanto, a depender do tipo que o indivíduo é acometido, ele ainda pode sofrer dos seguintes sintomas:

  • Mancha persistente e escamosa;
  • Manchas vermelhas, com bordas irregulares;
  • Ferida que não cicatriza e permanece por semanas;
  • Crescimento similar a uma verruga.

O que fazer em caso de câncer de pele?

O câncer de pele coça e possui todos os outros sintomas que citamos acima. Então, caso você, seu amigo ou algum familiar apresentar esses sintomas, deve-se procurar por ajuda médica o quanto antes, a fim de amenizar qualquer problema.

O médico irá indicar uma série de exames, os quais servem para confirmar ou não a suspeita do câncer de pele. Em seguida, o profissional irá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.

E lembre-se: quanto antes houver o diagnóstico, maiores são as chances de cura, ainda que em caso de câncer melanoma. Sendo assim, procure por uma intervenção médica o quanto antes, a fim de obter tratamento adequado.

Post Anterior: Câncer De Pele Na Perna: Saiba Detalhes Desse Tipo

Gostou? Compartilhe!
WhatsApp Contato via WhatsApp