5 Sintomas comuns de Câncer de Pele

O câncer de pele atinge 30% da população brasileira e qualquer pessoa pode desenvolve-lo. As pessoas com pele muito clara, albinas, com vitiligo ou em tratamento com imunossupressores, são mais sensíveis ao sol e podem sofrer mais com os efeitos do câncer. Mas como detectar os sinais do surgimento de um tumor?

cancer de pele
câncer de pele

Sintomas comuns

O câncer de pele é considerado raro em crianças e pessoas negras e tem maior incidência em pessoas com mais de 40 anos de idade. Apesar disso, a média de idade vem diminuindo com o passar dos anos, pois pessoas jovens têm se exposto com frequência aos raios solares.

Existem outros fatores de risco para o surgimento de câncer de pele não-melanoma (carcinomas basocelulares e epidermoides):

  • Pessoas com história pessoal ou familiar deste câncer;
  • Pessoas com doenças cutâneas prévias;
  • Pessoas que trabalham sob exposição direta ao sol;
  • Exposição a câmeras de bronzeamento artificial.

Além desses fatores já citados, existe um teste chamado “Teste ABCDE”, que indica de acordo com cada letra um sinal de que sua pele esteja em risco. Confira:

A – Assimetria

As pintas ou manchas na pele podem apresentar diferenças em suas proporções ou serem “espalhadas” com formato irregular.

B – Bordas irregulares

Se a mancha ou pinta tiver bordas irregulares com alteração de relevo, é preciso ficar atento.

5 Sintomas comuns de Câncer de Pele
5 Sintomas comuns de Câncer de Pele

C – Cor

O melanoma é mais escuro porque a melanina daquela região está desregulada. Pode ser que a pinta “brilhe” em alguns casos e apresente um leve relevo na pele.

D – Diâmetro

O tamanho/diâmetro da pinta ou mancha também é um fator de alerta porque é comum, em casos de câncer, que o tamanho seja alterado rapidamente.

E – Evolução

Se todos esses fatores citados anteriormente ou apenas um deles vem evoluindo rapidamente, você precisa procurar uma dermatologista urgentemente. Fique atento à qualquer alteração!

Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente o profissional de saúde especialista para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento. 

Blog Especialista em câncer de pele Dr. Bones Jr.
Dr. Bones Junior

O Dr. Bones Jr. é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás e especializado em Dermatologia há mais de oito anos. Ele oferece atendimento e tratamentos humanizados, com técnicas de última geração, incluindo a especialização em Mohs, para proporcionar uma consulta dermatológica completa e eficaz.

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone