De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, por ano, cerca de oito mil casos de câncer de pele são diagnosticados no Brasil, e isso é um dado que infelizmente, eu como dermatologista, tenho muita preocupação em informar.
Por ser um dos cânceres mais prevalentes, me sinto no dever de alertar sobre os cuidados com a saúde da pele para você se prevenir e ficar atento a possíveis sinais de câncer de pele. Em uma entrevista que concedi ao Jornal Anhanguera, filial da Rede Globo, eu falei sobre algumas características para se prestar a atenção e que são fáceis de suspeitar de um câncer de pele.
Para identificar melhor um potencial câncer de pele, principalmente o melanoma, eu vou ensinar para você o método de análise do ABCDE. É um autoexame no qual o paciente observa as manchas no corpo, as características e mudanças das manchas. Nós dermatologistas recomendamos bastante para que você verifique se há câncer de pele.
A de assimetria
Se você dividir a pinta ao meio ela não terá as mesmas características de um lado e do outro. Isso é um sinal de alerta! A assimetria indica que a mancha pode representar um tumor maligno, e o tratamento é fundamental para prevenir a progressão e gravidade da doença.
B de borda Irregulares
Se você observar, caso seja um melanoma, não será uma pinta redondinha. Por isso, preste atenção nos limites externos e veja se eles são simétricos ou não.
C de Cores diferentes
Normalmente essa pinta terá um ponto mais pigmentado, uma região mais escura do que outra e, portanto, isso deve chamar mais sua atenção.
Um câncer de melanoma, na maioria dos casos, não é muito pequeno. Ele é maior que 0,6 milímetros. Isso porque, em geral, as manchas benignas não ultrapassam esse tamanho.
E de Evolução
A evolução da pinta, ou seja, quando o tamanho, a cor e a forma da pinta mudam com o tempo geralmente muito rapidamente, é preciso muita atenção. Afinal, é muito provável que o sinal seja a forma mais grave de câncer de pele. A visita a um especialista é fundamental para determinar o quadro e realizar o tratamento necessário.
Na entrevista eu também destaquei que é importante dar atenção a feridas, espinhas que cicatrizam e voltam, e é indispensável você procurar um dermatologista para analisar a lesão. Além disso, também dou dicas de como se proteger corretamente e prevenir esse tipo de dano à saúde da pele.
Clique no link abaixo e confira a entrevista!