O item search-input não está registrado ou não possui um arquivo view.php.

Sintomas de câncer de pele no rosto: saiba quais são

Você sabe quais sintomas de câncer de pele no rosto? A população brasileira é muito carente de informações através de políticas públicas em relação à conscientização do câncer de pele. Portanto, não sabem sequer quais são os sintomas de câncer de pele no rosto.

No entanto, é essencial saber quais são os sintomas de câncer de pele no rosto. Afinal de contas, quanto antes se descobre essa doença, mais rápido se obtém tratamento. Inclusive, o diagnóstico precoce tem direta ligação com as chances de cura.

Ou seja, a partir do momento que você sabe como identificar os sintomas de câncer de pele no rosto, as chances de você procurar ajuda em tempo ágil são maiores. Como consequência, você aumenta as suas chances de cura!

Então, se você quer saber quais são os sintomas de câncer de pele no rosto, não deixe de conferir esse artigo, onde iremos lhe dar as melhores informações a respeito do tema. Confira!

Câncer de pele no rosto
Câncer de pele no rosto

Estatísticas sobre o câncer de pele no Brasil

Nos dias de hoje, a estimativa de casos novos no Brasil é de um total de 8400 pessoas todos os anos. No entanto, desse percentual, 49,5% são homens e 50,5% mulheres. Sendo assim, estas últimas são mais detectáveis devido a procurarem com melhor recorrência a medicina.

Números de possíveis mortes no Brasil: próximo de 2000 pessoas, sendo 1180 homens e 820 mulheres, estas últimas em menor proporção devido a identificação precoce da doença, o que reduz de forma numerosa os números da mortalidade.

O que aumenta o risco de câncer de pele?

Uma coisa da qual é interessante você saber, antes de falarmos sobre os sintomas de câncer de pele no rosto, diz respeito aos riscos. Afinal de contas, se você sabe que possui uma certa predisposição, fica mais atento em relação aos sintomas.

Então, dentre algumas questões que aumentam as chances de desenvolver o câncer de pele no rosto, podemos citar:

  • Exposição por longos períodos e repetidamente aos raios solares (Raios Ultravioleta – UVA e UVB) na adolescência e na infância;
  • Tratamentos em câmaras de bronzeamento artificial;
  • Pessoas que tem os olhos e pele clara, ruivos, loiros e pessoas albinas;
  • Histórico prévio de câncer de pele em familiares.

Câncer de pele no rosto sintomas

Uma coisa que você precisa saber é que os sintomas de câncer de pele no rosto variam de acordo com o tipo de câncer que a pessoa tem. Afinal de contas, cada doença acomete os pacientes de forma diferente, e isso deve ser levado em consideração.

No entanto, não podemos deixar de ressaltar que os sintomas de câncer de pele no rosto não causam desconforto em seus estágios iniciais nas pessoas.

Contudo, o mesmo não acontece quando a doença atinge níveis um pouco mais avançados e sérios. Nesses casos, elas podem sangrar, ou coçar e causar dores intensas. Entretanto, o ideal é descobrir antes de chegar a esse ponto.

Sintomas de câncer de pele no rosto saiba quais são
Sintomas de câncer de pele no rosto saiba quais são

Câncer de pele basocelular

O tipo de carcinoma basocelular, em sua maioria, se desenvolve em áreas do corpo expostas ao sol, em especial no pescoço, partes da cabeça ou no próprio rosto. Então, em relação aos principais sintomas de câncer de pele no rosto, podemos citar os seguintes:

  • Cicatrizes com área amarelada, branca com bordas indefinidas;
  • Área avermelhada com relevo, que aparenta estar irritada e com coceira;
  • Leve protuberância com cor transparente, branca, rosada ou avermelhada;
  • Lesões com cor rosada e bordas levemente elevadas e com o seu centro com crosta;
  • Feridas que sangram e não cicatrizam durante 1 mês.

Câncer de pele espinocelular

O carcinoma espinocelular ocorre também em locais expostos ao sol com regularidade sem uso de algo preventivo, como por exemplo: lábios, orelhas e dorso das mãos. Contudo, pode se desenvolver em outros locais do corpo onde haja cicatrizes crônicas.

Então, em relação aos principais sintomas de câncer de pele no rosto, podemos destacar os seguintes casos:

  • Manchas escamosas, avermelhadas e persistente, com bordas irregulares com fácil sangramento;
  • Feridas persistentes sem cicatrização por semanas;
  • Aparência semelhante a verrugas;
  • Elevado crescimento e com áreas côncavas no centro.

Vale lembrar que esses tipos de câncer de pele podem adquirir diferentes aspectos dos citados acima. E caso você, algum parente ou amigo tenha algo parecido, o ideal é procurar ser diagnosticado e examinado por algum médico dermatologista. Caso confirmado, inicie de imediato o tratamento.

Sintomas e sinais do câncer de pele do tipo melanoma

Alterações leves na pele são os primeiros sinais de alerta do melanoma. Porém, somente um médico pode confirmar o diagnóstico por meio de exames, e o diagnóstico se dá por biópsia após a retirada de um pedaço da lesão e de exame histopatológico.

Pintas normais não são problemas

Geralmente, uma pinta normal tem uma uniformidade e uma cor específica, porém das cores marrom ou preto, sendo ela plana, redonda, oval ou elevada. As pintinhas normalmente podem ser de nascença e de diâmetro menor do que 6mm.

A maioria das pessoas tem bastante pintinhas em todo o corpo, e elas aparecem normalmente na adolescência e com maior incidência em crianças. Mas, caso haja o aparecimento durante a fase adulta, o ideal é que se procure um médico!

Há também casos de pintas que eventualmente somem, porém, se aparecer alguma considerada “normal” na fase adulta, ela permanece com mesmo tamanho, forma e cor. É comum ter pintas em qualquer parte do corpo, e elas são inofensivas.

O que vale ressaltar é que todo adulto deveria ser educado desde a infância a reconhecer qualquer alteração em alguma pintinha em seu corpo. E caso a mesma tenha contornos irregulares, forma e cor estranha, procurar um médico para diagnosticar precocemente e tratar um melanoma em seu estágio inicial.

Possíveis sintomas e sinais do melanoma

Caso haja o aparecimento de pintinhas em alguma parte do corpo que estejam crescendo rapidamente, o ideal é procurar usar o método ABCDE para identificar se pode ser um melanoma. Caso as suspeitas sejam grandes, o ideal é procurar imediatamente ajuda médica dermatológica!

O que é a regra ABCD de detecção de câncer de pele melanoma?

Essa regra é adotada internacionalmente e no Brasil é chamada de “ABCDE” que aponta possíveis sinais de algum tumor na pele do tipo melanoma:

  • Assimetria: metade de um sinal é diferente da outra metade;
  • Bordas irregulares: com contorno irregulares e mal definidos;
  • Cor variável: presença de diversas cores na mesma lesão (branca, preto, castanha, marrom, avermelhada e até azul);
  • Diâmetro: mais do que 6mm;
  • Evolução: mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).

Em sua maioria, essas alterações na pele não são causadas por câncer. Contudo, é muito importante que elas sejam diagnosticadas e examinadas por um médico da área dermatológica.

Como prevenir o câncer de pele?

Agora que você já sabe identificar os sintomas de câncer de pele no rosto, é interessante saber como fazer a prevenção dessa doença. Assim como todos os tipos de câncer de pele, o melanoma é prevenido evitando a exposição solar.

Contudo, os cuidados devem ser ainda maiores entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde. E isso acontece porque é onde há incidência de raios solares UVA e UVB mais intensos.

Ainda que esteja com incidência em horários fora desse período, o recomendável é que se procure locais com sombra, o uso de chapéus e bonés de abas largas, óculos escuros com proteção contra raios ultra violeta, sombrinhas e guarda-sol.

Se a pessoa trabalha, ou faz atividades físicas ou atléticas durante o horário de maior incidência, o uso de um fator FPS de 30 é de grande importância, sendo o mínimo de 15 FPS, ainda que a pessoa tenha uma pele escura.

Se você deseja saber mais formas de se prevenir, recomendamos procurar um profissional para ele te orientar conforme o seu caso.

Post Anterior: Tipos De Câncer De Pele Benigno: Conheça Sobre

 

Blog Especialista em câncer de pele Dr. Bones Jr.
Dr. Bones Junior

O Dr. Bones Jr. é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Goiás e especializado em Dermatologia há mais de oito anos. Ele oferece atendimento e tratamentos humanizados, com técnicas de última geração, incluindo a especialização em Mohs, para proporcionar uma consulta dermatológica completa e eficaz.

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone