Você já ouviu falar em melasma ou cloasma? Essa condição de pele pode afetar muitas pessoas, principalmente mulheres, e o objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender como clarear melasma de forma eficaz.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre como clarear melasma, bem como os métodos e tratamentos disponíveis, além de dicas de prevenção e cuidados com a pele.
Então, se você quer entender um pouco melhor a respeito desse assunto, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
O que é melasma?
É uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz e queixo.
Essas manchas ocorrem devido à hiperpigmentação da pele e são mais comuns em mulheres, embora também possam afetar homens.
Quais são as causas do melasma?
Antes de falarmos sobre como clarear melasma, é essencial que você entenda melhor a respeito de quais são as causas desse problema.
Mas, quanto a isso, deve-se ter em mente de que ainda não se compreende por completo as causas para esse problema.
Contudo, acredita-se que envolva uma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Algumas das principais causas e fatores de risco associados ao melasma são os seguintes:
Exposição ao sol
A radiação ultravioleta (UV) do sol pode estimular a produção de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele.
O excesso de melanina pode levar ao desenvolvimento de manchas escuras ou marrom-acinzentadas na pele.
Hormônios
Alterações hormonais, como as ocorridas durante a gravidez, uso de anticoncepcionais orais ou terapia de reposição hormonal, podem desencadear ou piorar o melasma.
A condição é particularmente comum em mulheres grávidas, sendo às vezes chamada de “máscara da gravidez”.
Genética
A predisposição genética pode desempenhar um papel no desenvolvimento do melasma. Indivíduos com histórico familiar da condição ou com certos tipos de pele podem ser mais propensos a desenvolver melasma.
Produtos para a pele
O uso de certos produtos cosméticos ou de cuidados com a pele que irritam a pele também pode contribuir para o desenvolvimento do melasma.
Embora o melasma não seja uma condição médica grave, pode causar desconforto emocional ou psicológico devido à sua aparência.
O tratamento geralmente se concentra na redução da aparência das manchas escuras e na prevenção de novas manchas, usando medidas como protetor solar, cremes clareadores e tratamentos dermatológicos.
Quais são os tipos de cloasma?
Cloasma é outro termo para descrever o melasma, uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras ou marrom-acinzentadas.
O termo “cloasma” é frequentemente usado em relação ao melasma que ocorre durante a gravidez, também conhecido como “máscara da gravidez”.
É possível classificar o melasma em três diferentes tipos, o qual se baseia na profundidade do excesso de pigmento de pele. Quanto a isso, os tipos são os seguintes:
Melasma epidérmico
Neste tipo, o excesso de pigmentação está localizado na camada mais externa da pele, chamada epiderme.
As manchas tendem a ser mais escuras e bem definidas, com coloração marrom. Então, se você quer saber como clarear melasma epidérmico, saiba que geralmente responde bem aos tratamentos tópicos e outros métodos de clareamento.
Melasma dérmico
Neste caso, o excesso de pigmento está localizado na derme, a camada intermediária da pele.
As manchas podem ter uma coloração azul-acinzentada e são mais difíceis de tratar, pois os tratamentos tópicos geralmente não penetram na derme.
Melasma misto
No que se refere ao tipo misto, ele apresenta uma combinação de pigmentação epidérmica e dérmica, com manchas variando em cor e intensidade.
Mas, como clarear melasma misto? Nesse caso, esse tipo de cloasma pode ser parcialmente responsivo aos tratamentos tópicos e outros métodos de clareamento, mas a melhoria pode ser mais lenta e menos previsível.
É indispensável consultar um dermatologista para determinar o tipo de melasma e discutir as opções de tratamento apropriadas.
Os tratamentos podem incluir cremes clareadores, protetor solar, tratamentos a laser, peelings químicos ou microdermoabrasão, a depender da gravidade e do tipo de melasma.
Como clarear melasma?
Existem algumas formas de como clarear melasma, mas, dentre algumas das questões das quais você deve levar em consideração, podemos mencionar as seguintes:
Cremes clareadores
Cremes clareadores são uma opção popular para tratamento. Eles contêm ingredientes que ajudam a inibir a produção de melanina, como hidroquinona, ácido kójico e ácido azelaico.
Esses cremes devem ser usados sob orientação médica, pois podem causar efeitos colaterais.
Ácidos
Ao falar sobre como clarear melasma, é bem provável que a grande maioria das pessoas logo tenha imaginado a respeito dos ácidos.
Afinal de contas, os ácidos são substâncias que podem ajudar no clareamento deste distúrbio. O ácido glicólico, ácido mandélico e ácido salicílico são alguns exemplos.
Além disso, esses produtos promovem a renovação celular e ajudam a eliminar as células pigmentadas.
Laser e luz pulsada
Tratamentos a laser e luz pulsada são opções para casos mais graves. Essas técnicas atuam na melanina, promovendo a fragmentação das células pigmentadas.
Devemos lembrar ainda que esses tratamentos devem ser realizados por profissionais qualificados.
Microagulhamento
O microagulhamento é uma técnica que estimula a produção de colágeno e ajuda na absorção de produtos clareadores aplicados na pele.
O procedimento é realizado com um dispositivo de agulhas finas que penetram a pele, causando pequenas lesões que ativam o processo de cicatrização e renovação celular.
Peeling químico
O peeling químico é um tratamento que utiliza soluções ácidas para remover as camadas superficiais da pele e promover a renovação celular.
Esse procedimento pode ajudar no clareamento, mas é necessário realizá-lo sob supervisão médica para evitar complicações.
Protetor solar
Não há formas de falar sobre como clarear melasma e não citar o protetor solar. Afinal de contas, ele é fundamental para prevenir o agravamento do melasma.
Use um protetor solar de amplo espectro com um FPS de no mínimo 30 e aplique-o todos os dias, mesmo em dias nublados.
Isso irá ajudar a minimizar os efeitos da radiação ultravioleta na produção de melanina.
Medicamentos tópicos com retinoides
Por fim, uma outra forma de como clarear melasma é justamente por meio de alguns medicamentos tópicos com retinoides.
Cremes contendo retinoides, como tretinoína, podem ajudar a acelerar a renovação celular e melhorar a aparência do melasma.
No entanto, esses medicamentos podem causar irritação e sensibilidade na pele e devem ser usados sob supervisão médica.
Cuidados e prevenção
Agora que você já sabe como clarear melasma, é necessário obter algumas dicas de cuidados e prevenção.
Quanto a isso, nossas dicas são as seguintes:
Protetor solar
O uso diário de protetor solar é fundamental na prevenção e garantir a eficácia dos tratamentos.
Escolha um produto com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior e aplique-o generosamente no rosto e pescoço, mesmo em dias nublados ou chuvosos.
Hidratação da pele
Manter a pele hidratada é essencial para a saúde geral da pele e pode ajudar na prevenção e tratamento.
Sendo assim, utilize produtos específicos para o seu tipo de pele e beba bastante água ao longo do dia.
Evitar fatores desencadeantes
Além da exposição ao sol, outros fatores podem desencadear esse distúrbio, como o uso de anticoncepcionais e a gravidez.
Se possível, evite esses fatores ou converse com seu médico sobre alternativas para reduzir o risco de desenvolver essa condição.
Posso clarear melasma com tratamentos caseiros?
Quando se fala sobre como clarear melasma, muitas pessoas se perguntam se é possível fazer isso de forma caseira.
Embora seja possível tentar clarear o melasma com tratamentos caseiros, é preciso lembrar que esses métodos podem não ser tão eficazes quanto os tratamentos médicos ou estéticos profissionais.
Além disso, alguns tratamentos caseiros podem causar irritação ou agravar a condição se não forem usados corretamente.
Aqui estão algumas opções de tratamento caseiro que você pode tentar:
Limão
O suco de limão contém ácido cítrico, que pode ajudar a esfoliar e clarear a pele. No entanto, o suco de limão pode ser muito ácido e irritante para algumas pessoas.
Se você optar por usá-lo, dilua-o com água e aplique-o nas áreas afetadas com um algodão, deixando por 10 a 15 minutos antes de enxaguar.
Evite a exposição ao sol durante o tratamento com limão, pois pode causar fotossensibilidade.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui propriedades esfoliantes suaves que podem ajudar a clarear o melasma.
Misture partes iguais de vinagre de maçã e água e aplique a solução nas áreas afetadas com um algodão, enxaguando após 10 a 15 minutos.
Aloe vera
Aloe vera tem propriedades calmantes e hidratantes que podem ajudar a melhorar a textura da pele.
Aplique o gel de aloe vera puro nas áreas afetadas e deixe agir durante a noite antes de enxaguar pela manhã.
Máscara de aveia e leite
A combinação de aveia e leite pode fornecer uma esfoliação suave e clareamento da pele. Misture a aveia moída com leite até formar uma pasta e aplique-a nas áreas afetadas, deixando por 15 a 20 minutos antes de enxaguar.
Óleo de rícino
O óleo de rícino pode ajudar a hidratar e nutrir a pele, possivelmente ajudando a clarear o melasma. Aplique o óleo de rícino nas áreas afetadas e massageie suavemente antes de enxaguar.
Embora esses tratamentos caseiros possam oferecer algum benefício, devemos lembrar que os resultados podem variar e que nem todos os tratamentos são adequados para todos os tipos de pele.
Consultar um dermatologista é sempre a melhor opção para determinar a abordagem de tratamento mais apropriada e eficaz para o seu melasma.
Além disso, continue usando protetor solar e evitando a exposição excessiva ao sol para prevenir o agravamento do melasma.
Conclusão
O melasma ou cloasma é uma condição de pele que pode ser desafiadora de tratar, mas com os métodos e tratamentos corretos, é possível clarear as manchas e melhorar a aparência da pele.
Não se esqueça de consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento e de seguir as recomendações de cuidados e prevenção para obter os melhores resultados.