Dr. Frederich Mohs, cirurgião na Universidade de Wisconsin (EUA), iniciou os estudos para a cirurgia de Mohs em meados dos anos 1930. Ele percebeu que o câncer de pele era parecido com a “ponta do iceberg”, pois as células afetadas pelo tumor crescem para baixo e para os lados, como as raízes de uma árvore. Essas raízes não são visíveis a olho nu, mas podem ser vistas sob um microscópio. Além da precisão alcançada na cirurgia, conheça os 4 benefícios da cirurgia de Mohs.
O que é a cirurgia de Mohs?
A cirurgia de Mohs é um tratamento altamente especializado e preciso para o câncer de pele em que o tumor é removido em etapas, uma camada de tecido de cada vez. É um procedimento que pode ser feito em ambiente ambulatorial ou em centro cirúrgico, realizado sob anestesia local, e distingue-se por uma técnica específica de exame dos tecidos que é exclusivo da cirurgia de Mohs. Embora outros especialistas possam verificar as margens de excisão, esta forma de exame não é a mesma que a cirurgia de Mohs.
A cirurgia de Mohs é indicada para carcinomas basocelulares de risco aumentado, carcinomas espinocelulares (ou de células escamosas) e alguns tumores mais raros de pele. Também é indicada para os carcinomas basocelulares considerados de baixo risco de recidiva, tendo como objetivo a preservação de pele sã. Essa técnica é usada nesses casos para reduzir o tamanho da cicatriz ou para áreas em que não existe pele suficiente para realizar a reconstrução, como acontece, por exemplo, na orelha, nas pálpebras e na glande.
4 benefícios da cirurgia
Os 4 benefícios da Cirurgia de Mohs estão relacionados, principalmente, a precisão com que a técnica é executada, retirando até 98% do tumor. Isso acontece porque durante o procedimento o médico consegue avaliar a margem para verificar se ainda resta indícios do tumor. Veja os outros benefícios:
- Preserva até 50% de pele, preservando a estética da região;
- Cura mais assertiva com a precisão na cirurgia;
- 98% de taxa de cura;
- Possibilidade de fazer a cirurgia em Goiânia com a mesma qualidade e segurança de grandes hospitais do país e do mundo.
Os resultados da Cirurgia de Mohs são bastante assertivos e geram satisfação para os pacientes. Caso o procedimento seja indicado para o seu caso, procure um médico com experiência nessa área e realize todos os exames pré-operatórios. Estar nas mãos de uma boa equipe médica faz toda a diferença.